GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Vale S.A. – Operação e manutenção de ETEs no setor da mineração

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você já deve ter tido a curiosidade em saber como a Gmar trabalha e como podemos ajudar a sua empresa a se tornar cada vez mais sustentável. Neste artigo, trouxemos um dos nossos maiores cases de sucesso para exemplificar para você o que fazemos e como fazemos. 

A Vale, empresa privada que figura entre as maiores mineradoras do mundo e é referência entre operadoras de logística no país, usou o nosso conhecimento para a operação, manutenção, melhoria nos processos e gestão de efluentes no terminal TIG, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Nela, executamos operações em algumas estações de tratamento de água, juntamente com estações de tratamento de esgoto e de efluentes especiais.  

“Nossa operação consistiu na realização de diversas tarefas feitas pelos nossos operadores nos equipamentos dispostos da mineradora. Cada uma das estações exigiu um tipo diferente de manutenção. Na ETA, o principal objetivo foi o de verificar todos os processos e componentes existentes: funcionamento da bomba, da dosadora, das mangueiras, além da análise e preparo dos produtos químicos, entre outras atividades”, conta David Faria, diretor de novos projetos da Gmar Ambiental. 

“Na ETE foram envolvidos processos que necessitavam de mais pessoas como, por exemplo, a limpeza de caixa de areia e a verificação e remoção de sujeiras ocasionadas por entupimentos. Outros pontos importantes foram a verificação do funcionamento das bombas subversivas e de possíveis vazamentos”, complementa. 

Em todos eles, o mais importante foi a experiência e o know-how da Gmar. Com toda a nossa excelência desenvolvida durante os últimos anos, as vantagens de uma empresa como a Vale contratar os nossos serviços vão desde a realização de um trabalho de maior qualidade no mercado até a possibilidade do uso de toda a expertise para melhorar os processos envolvendo água e sustentabilidade.