GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Conheça os tipos de efluentes industriais produzidos

Compartilhe:

Antes de tudo, é importante ressaltar que toda empresa gera efluentes. Independente do meio, localização ou setor onde está envolvida, cada empresa libera diferentes tipos de resíduos e, consequentemente, diferentes tipos de efluentes. Pensando nisso, a Gmar Ambiental separou quais os principais envolvidos em processos industriais.

Segundo a norma brasileira da ABNT – NBR 9800/1987, os efluentes industriais consistem em “despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, isso inclui os que tem origem nos processos de produção, as águas de lavagem de operação de limpeza e outras fontes, que apresentem poluição por produtos utilizados ou produzidos no estabelecimento industrial”.

Tipos de efluentes

Efluente oleoso: comuns em indústrias como a da mineração ou automobilística, e podem ser gerados a partir da lavagem de peças e outros maquinários.

Efluente orgânico: é encontrado em diversos setores, e se não tratado pode gerar danos graves ao meio ambiente, por exemplo.

Efluente de metais pesados: este normalmente é encontrado na forma líquida, mas também pode ser gasosa.

Importância da gestão de efluentes industriais

Em termos de legislação, aqui no Brasil a lei estabelece que as indústrias são responsáveis pelo tratamento de água e seus efluentes, implantando padrões mínimos de descarte. É necessário estar de acordo com a resolução nº 430, de 13 de maio de 2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece diretrizes ambientais e estabelece condições padrões para o despejo desses efluentes. As empresas que não estão de acordo com a resolução são multadas e penalizadas pelos órgãos ambientais que realizam a fiscalização do tratamento e descarte irregular dos efluentes.

Na gestão, tratamento e reutilização dos efluentes industriais, as empresas precisam pensar em aspectos como redução do consumo de água, reuso dos efluentes tratados e necessidade de gestai, separação e tratamento dos efluentes gerados. Dependendo do tamanho da empresa, isso pode ser feito em estações próprias ou através de terceiros com licença adequada e profissionais capacitados para realizar o planejamento da gestão de implantação com excelência.

A Gmar Ambiental oferece soluções completas em gestão e tratamento de efluentes com experiência e casos de sucesso em diversos segmentos como mineração, logística, construção civil e indústria química em geral, que contribuíram para que os nossos parceiros obtivessem economia financeira, se adequassem às leis ambientais e promovessem a preservação e equilíbrio do meio ambiente.

Contamos com uma grande variedade de produtos como ETEs, STACs, SAOs,ETARs, ETA, ETAPs entre outros e todos serviços relacionados à gestão das estações de tratamento que vão desde a sua implantação até manutenção e operação completas.

Benefícios de uma gestão correta de efluentes

Como vimos, as empresas despreocupadas ficam com a imagem manchada, agora, no outro lado, as companhias que trabalhar e promovem a sustentabilidade estão ganhando cada vez mais espaço e um olhar da sociedade de modo geral, por se envolverem na manutenção do meio ambiente e da vida do planeta.

Além disso, ao realizar o tratamento de efluentes, a empresa promove ganhos ao meio ambiente e financeiros, evita contaminações e desequilíbrio do ecossistema local e se adequação às leis ambientais.

Ao realizar a gestão de efluentes, você poderá reutilizar a água tratada para finalidades industriais, causando uma enorme economia para a sua empresa, e terá a certeza de estar cumprindo com a legislação ambiental.

Com mais de cinco anos de história cuidando do meio ambiente, a Gmar Ambiental é especialista na gestão de tratamento de efluentes por meio de soluções adequadas, práticas, inteligentes e econômicas. Ou seja, todo mundo ganha: o meio ambiente, a empresa e a sociedade e os investidores.

Oferecemos soluções completas para instalação, manutenção, limpeza, operação e gestão das estações de tratamento de efluentes, empregando todo o nosso know how. Na prática, fazermos o controle de todo o processo de recebimento, tratamento e despejo dos efluente, analisamos e verificamos os procedimentos em laboratório, conferimos o desempenho dos equipamentos e mais!

Conheça nossos principais serviços e entenda qual a melhor orientação que podemos dar para você!

Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de informações importantes sobre o cuidado com a água e esgoto.