GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Reúso de efluentes: soluções e como utilizar corretamente

Compartilhe:

O reúso da água passou a ser uma alternativa estratégica para a redução do consumo. Isso representa uma boa solução não apenas para o meio ambiente, mas também para a questão econômica do processo. Em um mundo onde a concorrência por recursos hídricos deve aumentar ainda mais nas próximas décadas, práticas de reúso oferecem uma vantagem competitiva para empresas que as adotarem desde já.

Como se não bastasse, a água de reúso também aumenta a qualidade e quantidade do insumo a ser utilizado e possibilita um reajuste em processos internos que demonstram um consumo elevado da água.

O tratamento de efluentes para reutilização se tornou uma solução técnica aceitável e confiável para problemas de escassez de água em todo o mundo. O esgoto reciclado, anteriormente considerado perigoso, agora pode se tornar um recurso valioso e a reutilização de águas residuais pode ser uma fonte confiável de água para a indústria, irrigação e uso doméstico.

Como reutilizar?

Neste momento, você já compreendeu o potencial para reuso que esse tipo de água tem. A economia causada pelo tratamento não só será monetária, mas também ambiental. É importante ressaltar que o reuso não é próprio para consumo humano e só deve ser utilizado para fins não potáveis. Isto é, não beba, tome banho ou dê banho no seu animal de estimação.

Ela pode ser utilizada em atividades como a lavagem de paredes, irrigação de jardins e descargas sanitárias. Neste processo, todos saem ganhando. Isso só traz benefícios para o meio ambiente e transforma empresas da área em parceiras-chave para o desenvolvimento sustentável, o que deve criar novas oportunidades para elas.

Como podemos ajudar?

A Gmar Ambiental oferece soluções completas em gestão e tratamento de efluentes com experiência e casos de sucesso em diversos segmentos como mineração, logística, construção civil e indústria química em geral, que contribuíram para que os nossos parceiros obtivessem economia financeira, se adequassem às leis ambientais e promovessem a preservação e equilíbrio do meio ambiente.

Contamos com uma grande variedade de produtos como ETEs, STACs, SAOs,ETARs, ETA, ETAPs entre outros e todos serviços relacionados à gestão das estações de tratamento que vão desde a sua implantação até manutenção e operação completas.

Quer saber como a Gmar pode ajudar você? Faça um orçamento!

Conheça nossos principais serviços e entenda qual a melhor orientação que podemos dar para você!

Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de informações importantes sobre o cuidado com a água e esgoto.