GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Entenda a importância do Engenheiro de Minas e qual a sua relação com o tratamento de efluentes!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O engenheiro de minas é uma das peças fundamentais da indústria de mineração. Com um conhecimento amplo sobre a extração e refinamento de minérios, esses profissionais são responsáveis por gerenciar os projetos das mineradoras, avaliando a viabilidade técnica e econômica, e os melhores rumos a se tomar em cada situação.

São eles também que agregam todo o conhecimento a respeito da legislação ambiental no que diz respeito à efluentes, evitando também multas e sanções. Basicamente, o engenheiro de minas realiza estudos sobre a viabilidade técnica, econômica e elabora projetos de extração dos minérios. É ele quem define quais serão os equipamentos, recursos materiais e humanos necessários para o trabalho.

Ele supervisiona as atividades de produção, perfuração, escavação, desmonte, carregamento, transporte, entre outros. Além disso, o engenheiro de minas realizará as contratações de equipamentos para a exploração e de mão de obra qualificada para poder garantir a segurança no local de trabalho.

E qual a relação com o meio ambiente e o tratamento de efluentes?

É o engenheiro de minas quem cria as estratégias para que o meio ambiente não sofra, ou sofra o mínimo de impacto possível durante a extração dos minérios. E isso inclui cuidar da gestão de efluentes com aspectos que são inerentes para que outras comunidades e populações não sejam afetadas pelos efluentes o que pode acarretar em sérios problemas ambientais, de legislação e de imagem para a empresa.

O objetivo deve ser o de realizar o trabalho de exploração de minérios com ética e responsabilidade, assegurando a integridade física da equipe, do meio ambiente e qualidade dos minérios.

Gmar Ambiental na Brasmin 2022!

Entre os dias 24 e 26 de maio, a Gmar estará em Goiânia (GO) presente na Brasmin Brasil, a maior feira da indústria da mineração, apresentando nossas mais inovadoras soluções para o setor e reafirmando nosso compromisso de fortalecer o desenvolvimento sustentável.

O setor de mineração é responsável por retirar do solo os minérios que serão utilizados em todas as outras indústrias do nosso país, como metalúrgicas e siderúrgicas. E assim como os demais segmentos industriais, a mineração necessita de um olhar especial para o tratamento de efluentes.

Quer saber mais sobre a Brasmin 2022? Clique aqui e acesse o site oficial!

Quer saber tudo sobre o tratamento de efluentes na mineração? Acesse o nosso blog!