GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Quais as consequências de uma má gestão de efluentes?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Independente de ser ou não uma empresa geradora de efluentes, a relação de transparência e verdade com as atividades exercidas é essencial considerando todas as partes envolvidas: sociedade, investidores, e a própria questão jurídica.

Ao aderir e executar uma má gestão de efluentes, a empresa, além de prejudicar o meio ambientes, destrói a relação da companhia com o público, seja porque agiu de má fé, estando cientes da legislação e não cumprindo por não se importar com os impactos ambientais ou porque existe um desconhecimento das leis e da melhor maneira de se adequar. 

Para que a sua empresa e as operações desenvolvidas estejam em ordem com legislação, evitando a exposição aos prejuízos de uma possível suspensão de atividades nos casos de má gestão de efluentes, o primeiro ponto importante para lembrar é a má gestão de efluentes é um crime ambiente que prejudica não apenas o meio ambiente, mas traz inúmeros consequências para a empresa.

Algumas delas são a cassação de autorizações, licenças e certificações ambientais; suspensão de linhas de financiamento público e privado, penalizações como autuações, multas e embargos; suspensão temporária ou permanente, parcial ou integral das operações e autuações por órgãos como o IBAMA, Polícia Ambiental e o Ministério Público.

Além disso, há alguns anos a luta pela preservação do meio ambiente tem sido um dos principais temas no cenário mundial, tanto em relação a população, a empresa ou aos governos, que de tempos em tempos realizam reuniões de nações e fecham acordos para a diminuição de emissão de carbono, por exemplo.

Nesse cenário, cada vez mais, as empresas consideradas poluidoras ou despreocupadas com o meio ambiente, vem ganhando uma reputação negativa diante do público, que vem fazendo uma enorme pressão para que os empresários se adequem aos padrões ambientais. E mais! A imagem negativa, consequentemente, faz também com que a empresa perda investimentos e uma boa reputação diante dos seus principais stakeholders, como clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Benefícios de uma gestão correta de efluentes

Como vimos, as empresas despreocupadas ficam com a imagem manchada, agora, no outro lado, as companhias que trabalhar e promovem a sustentabilidade estão ganhando cada vez mais espaço e um olhar da sociedade de modo geral, por se envolverem na manutenção do meio ambiente e da vida do planeta.

Além disso, ao realizar o tratamento de efluentes, a empresa promove ganhos ao meio ambiente e financeiros, evita contaminações e desequilíbrio do ecossistema local e se adequação às leis ambientais.

Ao realizar a gestão de efluentes, você poderá reutilizar a água tratada para finalidades industriais, causando uma enorme economia para a sua empresa, e terá a certeza de estar cumprindo com a legislação ambiental.

Com mais de cinco anos de história cuidando do meio ambiente, a Gmar Ambiental é especialista na gestão de tratamento de efluentes por meio de soluções adequadas, práticas, inteligentes e econômicas. Ou seja, todo mundo ganha: o meio ambiente, a empresa e a sociedade e os investidores.

Oferecemos soluções completas para instalação, manutenção, limpeza, operação e gestão das estações de tratamento de efluentes, empregando todo o nosso know how. Na prática, fazermos o controle de todo o processo de recebimento, tratamento e despejo dos efluente, analisamos e verificamos os procedimentos em laboratório, conferimos o desempenho dos equipamentos e mais!

Conheça nossos principais serviços e entenda qual a melhor orientação que podemos dar para você!

Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de informações importantes sobre o cuidado com a água e esgoto.