R. Cap. José Antônio Lagareiro, 520 - Mauá - SP

Por Que O Tratamento De Efluentes Oleosos É Tão Complexo?

Destaques

Mitos E Verdades Sobre Uma Crise Hídrica!

Mitos E Verdades Sobre Uma Crise Hídrica!

A crise hídrica enfrentada atualmente tem se tornado tema de destaque em diversas discussões, principalmente no que diz respeito à necessidade de preservação dos recursos....

LEIA MAIS »
Entrevista Gmar: As Expectativas Para A Brasmim 2022

Entrevista Gmar: As Expectativas Para A Brasmim 2022

Entre os dias 24 e 26 de maio, a Gmar estará em Goiânia (GO) presente na Brasmin Brasil, a maior feira da indústria da mineração,...

LEIA MAIS »
O Papel Da Mineração Na Retomada Da Economia

O Papel Da Mineração Na Retomada Da Economia

Após um longo tempo de crise em quase todos os setores da economia brasileira, em virtude da pandemia que atingiu todo o mundo, é tempo...

LEIA MAIS »

Blog

Compartilhe:

Por Que O Tratamento De Efluentes Oleosos É Tão Complexo?

Os óleos são substâncias essenciais para a sociedade, estando presentes em diversas substâncias que vão desde lubrificantes automotivos até grandes máquinas industriais, gerando um enorme volume de efluentes que precisa ser tratado corretamente. Entenda a importância do seu tratamento.

Óleos são classificados como substâncias líquidas e viscosas, derivados de combustíveis fósseis como a gasolina e o diesel, e estão presentes em boa parte dos processos industriais seja como matéria-prima, ou também como parte integrante dos componentes que possibilitam o correto funcionamento de máquinas e equipamentos.

Apesar de serem associados geralmente à indústria automobilística, quase todo segmento industrial conta com efluentes oleosos. É o caso da indústria de alimentos, por exemplo, na qual é gerado um grande volume de gorduras.

Tratar tais efluentes é uma tarefa desafiadora e que necessita de extremo cuidado, seguindo padrões rígidos de qualidade e eficiência, a fim de evitar quaisquer riscos de contaminação.

O desafio no tratamento de efluentes oleosos

Estima-se que um único litro de óleo seja capaz de contaminar até 20 mil litros de água limpa.

O dado é alarmante e mostra claramente a necessidade de se tratar efluentes contaminados com óleo com extrema cautela, afinal, seu poder de degradação do meio ambiente é altíssimo, causando enormes prejuízos à fauna e à flora.

Devido a tal gravidade, as leis ambientais referentes ao descarte de efluentes oleosos são rígidas, estabelecendo limites baixíssimos de concentração para os contaminantes.

Metodologias de tratamento

Existem diversos procedimentos que permitem separar o óleo da água, uma vez que ambos os componentes não se misturam naturalmente.

Dentre tais metodologias, podemos citar os processos anaeróbios (realizados em reatores específicos), a decantação (procedimento pelo qual há a remoção do óleo e da água em grandes tanques por diferença de densidade, reduzindo o consumo de produtos químicos para separação), e tratamentos por processos físico-químicos, que combinam ações como a decantação com a utilização de substâncias desenvolvidas especificamente para retirar os contaminantes oleosos da água.

STEO – Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos

A Gmar Ambiental é especialista no desenvolvimento de soluções para o tratamento de efluentes oleosos provenientes da lavagem de componentes pesados como: tratores, caminhões fora da estrada, ônibus e maquinários industriais.

O STEO – Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos conta com a tecnologia de ponta da Gmar, sendo capaz de tratar efluentes contaminados por óleos por meio de processos físico-químicos, combinando diversas etapas:

  • Remoção de sólidos finos;
  • Remoção da parte oleosa;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Desinfecção.

O sistema é compacto, o que oferece uma fácil instalação em qualquer local, atendendo às necessidades da sua empresa de forma versátil, proporcionando alta eficiência na remoção de sólidos e oleosos, garantindo economia na conta de água pelo reaproveitamento dos efluentes, e conferindo pleno atendimento às legislações ambientais vigentes.

O STEO está disponível em versões com as seguintes capacidades de tratamento:

  • 1.000 L/h;
  • 3.000 L/h;
  • 5.000 L/h;
  • 10.000 L/h.

Acesse, conheça o equipamento e faça um orçamento personalizado e sem compromisso.

Garanta até 50% de economia na sua conta de água!

WhatsApp GMAR Ambiental
GMAR Ambiental www.gmarambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×