GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Os benefícios da captação de água para o meio ambiente e para a população

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Que a utilização da água de chuva pode gerar diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais já é um assunto bastante difundido e divulgado entre os ambientalistas, cientistas e pela população em geral.

Contudo, com o aumento do acesso das pessoas a este recurso nos últimos anos, alguns números divulgados demonstram que essa pode ser uma solução prática e eficiente para todos.

De acordo com um levantamento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através de um projeto-piloto realizado em São Sebastião em 2019, no litoral de São Paulo, foi identificado uma economia de até 16,3% por ano no consumo dos moradores.

A captação de água de chuva pode ser utilizada para diversas finalidades distintas que demandarão tratamentos mais sofisticados ou simples, mas o ponto que chama a atenção é a economia gerada pela implantação do sistema.

Além do claro benefício gerado pelo meio ambiente, que cada vez mais deve ser tratado como prioridade pelos governos e pela população no geral, é possível obter uma imensa economia financeira, o que pode ser um fator determinante para que pessoas das mais distintas categorias sociais adotem o sistema.

Através de técnicas não tão sofisticadas, essa água pode ser utilizada para alguns fins como, por exemplo, lavar o chão ou o carro, jogar no vaso sanitário e regar plantas, que são atividades típicas do cotidiano.

As possibilidades são inúmeras e podem ser um dos passos úteis para vivermos em coexistência com o meio ambiente, que cada vez mais clama por mudanças urgentes por parte dos nossos hábitos.