GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

O papel da mineração na retomada da economia

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Após um longo tempo de crise em quase todos os setores da economia brasileira, em virtude da pandemia que atingiu todo o mundo, é tempo de retomar às atividades em um novo ritmo, e assim voltar a crescer.

A indústria mineradora tem um papel fundamental no processo de retomada econômica no nosso país, pois é ela quem abastece todos os demais setores industriais, fornecendo matéria-prima para a produção de todos os itens que conhecemos.

Entenda abaixo o papel do setor na economia brasileira, e como a Gmar Ambiental contribui para o desenvolvimento da indústria mineradora por meio de soluções em gestão e tratamento de efluentes.

A mineração brasileira

A indústria mineradora é uma das mais importantes de todo o mundo, sendo responsável por produzir e fornecer matéria-prima para os mais diversos segmentos industriais.

No Brasil, o setor representa cerca de 16,7% do PIB industrial, gerando mais de 1,5 milhão de empregos de forma direta e indireta. Segundo dados da MME – Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia – em 2019, antes da pandemia, o setor acumulou um superávit de US$ 21,9 bilhões devido à alta nas exportações, possuindo ainda um grande potencial de expansão, uma vez que cerca de 80 indústrias utilizam insumos minerais em sua cadeia de produção.

A mineração na retomada econômica

O cenário pós-pandemia com certeza não é nada atrativo para nenhum dos setores econômicos, e essa é uma realidade presente em todo o mundo, afinal, quase todos os países passaram por cenários de recessão econômica e queda no PIB.

No Brasil, no entanto, o potencial da indústria mineradora é visto com bons olhos, sendo uma forte esperança para a geração de empregos e aumento dos ganhos, seja com exportações como também na utilização dos minérios no mercado interno, reduzindo a dependência de bens primários e transformados e fortalecendo a indústria nacional.

Tal potencial se torna ainda maior quando se pensa na realização de investimentos, inovando em tecnologia e logística, reduzindo custos de operação e tornando o setor ainda mais atrativo.

Gmar Ambiental: pioneirismo na indústria mineradora

A Gmar Ambiental é especializada no desenvolvimento de soluções em gestão e tratamento de efluentes para o setor de mineração.

Estima-se que, no Brasil, cerca de 1% de toda a água consumida está presente nos processos das mineradoras, sendo utilizada desde a lavra até o transporte dos minérios. Este dado, por si só, mostra como os recursos hídricos compõem grande parte dos custos da mineração.

Dessa forma, contar com sistemas de tratamento e reaproveitamento de efluentes, é fundamental para a redução dos custos de operação, além de ser necessário para o cumprimento das legislações ambientais no que diz respeito ao descarte de efluentes, principalmente devido ao alto volume gerado durante os processos de extração.

Assim, contamos com diversos equipamentos desenvolvidos especialmente para a indústria mineradora como:

Acesse, saiba tudo o que podemos fazer na gestão de efluentes dentro da mineração e solicite um orçamento!