GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Guia definitivo: como economizar na conta de água em casa?

Compartilhe:

A conta de água pode representar uma parcela significativa dos gastos mensais de uma família. No entanto, com algumas práticas simples e conscientes, é possível reduzir o consumo de água e, consequentemente, pagar menos na fatura, além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos e o meio ambiente.

Neste artigo, apresentaremos dicas valiosas para economizar água em casa, sem abrir mão do conforto e qualidade de vida.

Identificando e consertando vazamentos

Um dos principais vilões do desperdício de água são os vazamentos. Uma torneira que goteja, uma válvula de descarga com defeito ou um cano com infiltração podem resultar em um grande consumo de água sem que percebamos.

Fique atento aos sinais de vazamentos e, ao identificá-los, realize os consertos o mais rápido possível.

Controle o tempo no banho

Reduzir o tempo do banho é uma das formas mais simples e eficientes de economizar água. Além disso, ao se ensaboar ou lavar o cabelo, feche o registro para evitar o desperdício enquanto não estiver usando a água.

Ainda no banheiro, você também pode apostar em descargas com caixa acoplada ou com dois botões de acionamento, que permitem controlar a quantidade de água liberada, possibilitando descargas mais econômicas e adequadas a cada necessidade.

Reaproveite a água da máquina de lavar

A água utilizada na máquina de lavar roupas pode ser reaproveitada para limpar áreas externas, como calçadas e quintais, ou ainda ser direcionada para a descarga do vaso sanitário.

Além disso, a instalação de dispositivos economizadores, como redutores de vazão nas torneiras e chuveiros, pode resultar em uma significativa redução do consumo de água, sem comprometer a qualidade da utilização.

Utilize um sistema de coleta de água da chuva

Instalar um coletor de água da chuva é uma alternativa sustentável para aproveitar esse recurso natural em atividades como a rega de jardins, reduzindo o consumo de água potável.

A Gmar conta com o Sistema de Tratamento de Água de Chuva (STAC), que  permite o reúso de águas pluviais em condomínios, indústrias, centros comerciais, dentre outros. Com ele, além de ajudar a preservar o meio ambiente, você consegue reduzir o valor da conta mensal de consumo de água.

Feche bem as torneiras e eduque a família

Certifique-se de fechar bem as torneiras após o uso. Mesmo pequenos pingos podem representar um desperdício significativo ao longo do tempo.

A conscientização de toda a família é essencial para o sucesso das práticas de economia de água. Explique a importância desse recurso e envolva a todos nas ações para reduzir o consumo.

Economizar água em casa é uma atitude simples, mas que pode trazer benefícios significativos para o bolso e para o meio ambiente. Com pequenas mudanças de hábito e a adoção de práticas conscientes, é possível reduzir o consumo de água sem abrir mão do conforto e qualidade de vida.

Cada gota de água economizada contribui para a preservação dos recursos hídricos e para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Portanto, coloque essas dicas em prática e faça a diferença no consumo de água em sua casa. Sua conta agradece e o planeta também!