GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Estamos diante de uma nova crise hídrica no Brasil?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A situação hídrica do Brasil!

No mês de maio, o governo federal emitiu um alerta de crise hídrica para os meses de junho a setembro. Isso ocorreu devido à previsão de pouca chuva na região de São Paulo e em mais quatro estados que se localizam na bacia do Rio Paraná.

De acordo com o governo, o déficit de chuvas é considerado severo, existindo risco de desabastecimento e nova crise hídrica.

No dia 28 de maio, o sistema Cantareira operava com aproximadamente 48% de sua capacidade total. Para ficar ainda mais claro, em 2013 quando o estado de SP passou por uma grande crise hídrica e a Cantareira se encontrava com cerca de 59% da sua capacidade.

A seca deste ano ocorre por um fenômeno natural chamado La Niña, em que há alteração da temperatura das águas dos oceanos, levando mais chuva para as regiões norte e nordeste e, consequentemente, reduzindo o volume das chuvas na porção sul do Brasil.

De acordo com a Sabesp, empresa responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos no estado de São Paulo, não há risco imediato de desabastecimento de água na região, principalmente pela mudança de mentalidade e comportamento da população que, desde a última crise hídrica tem consumido bem menos água.

Além disso, outro fator importante para evitar o desabastecimento são as ações tomadas pela Sabesp em termos de infraestrutura, como por exemplo, a criação de interligações que permitem transferir a água entre as represas, a fim de suprir a necessidade de locais com maior risco de desabastecimento por meio dos recursos de locais onde o recurso está abundante.

Com tudo isso em mente, fica claro que cuidar da água e do meio ambiente tem se tornado cada vez mais fundamental, uma vez que o desmatamento e o aquecimento global também são fatores de forte influência sobre a queda no índice pluviométrico.

Nós da Gmar Ambiental estamos focados em buscar soluções ambientais cada vez melhores para tornar o nosso lar um local mais duradouro e preservado! Entre em contato e conheça os nossos serviços!