GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

PRODUTOS

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Desinfecção e Esterilização Ultravioleta

O QUE É ULTRAVIOLETA?

A Radiação Ultravioleta (R-UV) é a parte do espectro eletromagnético referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400nm. De acordo com a intensidade que a R-UV é absorvida pelo oxigênio e ozônio e, também pelos efeitos fotobiológicos costuma-se dividir a região UV em três intervalos:

UV-C (Comprimento de onda entre 100nm e 280nm) – Completamente absorvida pelo O2 e O3 estratosférico e, portanto, não atinge a superfície terrestre. É a forma de radiação aplicada como germicida É utilizada para esterilização de água e materiais cirúrgicos. O intervalo de comprimento de onda compreendido entre 245 nm e 285 nm é considerado a faixa germicida ótima para inativação de microrganismos.

UV-B (Comprimento de onda entre 280nm e 315nm) – Fortemente absorvida pelo O3 estratosférico. Trata-se da mais destrutiva forma de luz UV, porque tem energia bastante para gerar danos em tecidos biológicos. É prejudicial a saúde humana, podendo causar queimaduras e, a longo prazo, câncer de pele.

UV-A (Comprimento de onda entre 315nm e 400nm) – Sofre pouca absorção pelo O3 estratosférico. É importante par sintetizar a vitamina D no organismo. Porém o excesso a exposição pode causar queimaduras e, em longo prazo, causa envelhecimento precoce. É o tipo de radiação UV utilizada para causar fluorescência e m materiais, sendo muito utilizado em fototerapia e câmaras de  bronzeamento.

DESINFECÇÃO COM RADIAÇÃO UV: 

Os raios emitidos pelas lâmpadas UV causam a destruição dos Microrganismos patogênicos de modo a prevenir o alastramento de doenças presentes na água e no ar, provocando a queima da membrana de proteção da célula destes organismos inativando-os.

COMO FUNCIONA A DESINFECÇÃO?

A desinfecção é a redução na concentração de MICRORGANISMOS patogênicos para níveis não infecciosos.

“Microrganismo” é um termo amplo que inclui vários grupos de germes que provocam doenças. Diferem em forma e ciclo de vida, mas são semelhantes em seu pequeno tamanho e simples estrutura relativa. Os cinco maiores grupos são vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários. Focando-se numa célula básica de bactéria, interessa-nos a parede da célula, a membrana citoplasmática e o ácido nucléico.

O alvo principal da desinfecção por luz ultravioleta é o material genético – ácido nucléico. Os micróbios são destruídos por ultravioleta quando a luz penetra através da célula e é absorvida pelo ácido nucléico. A absorção da luz ultravioleta pelo ácido nucléico provoca um rearranjo da informação genética, que   interfere com a capacidade de reprodução da célula. Os microrganismos são, portanto, inativados pela luz UV como resultado de um dano fotoquímico ao ácido nucléico.

AO TER SUA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO IMPEDIDA, UMA CÉLULA É CONSIDERADA MORTA, PORQUE NÃO MAIS SE MULTIPLICARÁ.

APLICAÇÕES DA RADIAÇÃO UV:

  • Desinfecção de água para abastecimento: municipal, hospitais, consultórios odontológicos, escolas, quartéis, centros comunitários, hotéis, residências, piscinas, poços artesianos, água da chuva para fins não potáveis;
  • Desinfecção de efluentes: esgotos sanitários de condomínios, residências, indústrias e municípios;
  • Comercial: aquicultura, hidroponia, laboratórios, aquários, piscinas, restaurantes e padarias;
  • Industrial: farmacêutica, água mineral, bebidas, eletrônica, alimentícia, têxtil, cosméticos, gráfica, etc;
  • Proteção para outras tecnologias de tratamento de água: membranas (osmose reversa e ultrafiltração), resinas de deionização, filtros de carvão ativado.

Entre em contato conosco

Saiba mais sobre a Gmar Ambiental, receba mais informações e conteúdos sobre esta solução, solicite orçamentos e análises personalizadas. Preencha o formulário abaixo que será um prazer lhe atender.

MODELOS DOS REATORES UV

MODELOS UV AÇO INOX

Características:

  • Visor 360 CristalClear para fácil identificação do funcionamento da lâmpada em qualquer posição de       instalação.

  • Luva de cristal de quartzo de alta qualidade e pureza.

  • Vedação com design moderno e seguro.

  • Reator especial para lâmpadas UV-C.

  • Fácil limpeza e troca de lâmpada.

  • Baixo consumo de energia.

Financie com

Gmar ambiental - BNDES