GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Crise hídrica e reuso de água!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais uma vez temos vivido uma crise hídrica no nosso país, como tem acontecido quase periodicamente nos últimos anos, e da mesma forma, a crise levantou novamente o debate a respeito da necessidade de investimentos no setor de tratamento e distribuição de água, especialmente no que diz respeito à água de reuso, a qual pode ser a solução para o problema.

De acordo com alguns estudos realizados, investir na aplicação de água de reuso em larga escala pode reduzir em até 30 ou 40% o volume de recursos hídricos dispendidos em obras, enquanto que a quantidade de efluentes residenciais lançados nos esgotos pode ser reduzida em até 25%.

Para se ter uma ideia do que isso significa, em 500 mil moradias, a economia representaria cerca de 3 mil piscinas olímpicas por ano.

No entanto, o setor ainda vive um grande desafio no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico, uma vez que um dos maiores problemas enfrentados está no custo para elaboração dos projetos de reuso de água. Assim, encontrar soluções tecnológicas cada vez mais eficientes e de melhor custo-benefício é certamente a solução para o setor, o que já tem sido o foco de empresas do setor habitacional, e também de entidades internacionais como o Pacto Global da ONU, por exemplo.

Nós da Gmar Ambiental também somos parte disso, buscando desenvolver soluções tecnológicas cada vez mais eficazes em resolver as questões ambientais no que diz respeito ao gerenciamento de efluentes e, assim, preservar também o nosso lar para as gerações futuras.