GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?

Compartilhe:

Basta observar as nascentes e os rios para perceber as consequências das ações humanas e como o meio ambiente está sofrendo os impactos da poluição e do desmatamento. Seja por conta das empresas, falta de políticas públicas ou hábitos equivocados da população, os efeitos estão indo de encontro com a fauna e a flora. Mas como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?

Focada na limpeza das águas, a medida é ideal para evitar que as sujeiras sejam despejadas de forma irregular na natureza, afetando o solo e os animais. A medida é um modelo consciente da reutilização da água e da preservação ambiental.  Quer saber qual é a importância do processo? Então confira o conteúdo completo!

Efluentes e o meio ambiente

Os efluentes são os resíduos que acabam sendo despejados na água, seja no uso residencial ou empresarial. Sem o tratamento adequado ou a ligação correta da rede de esgoto, as sujeiras vão parar nos rios e lagos, contaminando a água, o solo e atrapalhando a vida dos seres vivos.

Por todas as complicações decorrentes da falta de gestão de efluentes, a situação acaba prejudicando o meio ambiente e os recursos naturais. Infelizmente, ainda existem diversos locais do país que sofrem com a ausência de iniciativas focadas no cuidado com os despejos, atrapalhando a preservação ambiental.

Gestão de efluentes x doenças

Se engana quem pensa que a aparência é o único problema. Além de prejudicar a natureza, a liberação dos efluentes acaba impactando a saúde humana, contribuindo com o surgimento de problemas e de doenças.

Como o esgoto sanitário acaba sendo despejado nos locais errados, as nascentes e águas limpas podem ser contaminadas com sujeiras humanas, incluindo as fezes —.aumentando o aparecimento de doenças causadas por bactérias e parasitas. Cólera, disenteria, meningite, amebíase e hepatites A e B são alguns dos problemas que podem surgir.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada real gasto com saneamento básico é capaz de gerar uma economia de quatro reais na saúde pública. O dado é de extrema importância, levando em consideração o cenário nacional e os problemas que são enfrentados quando o assunto é saneamento básico e o tratamento dos efluentes.

Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?

Mantendo o cuidado necessário com a água que será liberada, seja depois do uso das empresas ou indivíduos, o grande diferencial é o impacto que será gerado no meio ambiente, levando em consideração o descarte adequado.

Isso porque o líquido será tratado, eliminando as toxinas que podem prejudicar o solo e os seres vivos.

O cuidado com aquilo que está sendo depositado no meio ambiente já está presente na regulamentação brasileira. Economia, uso consciente e credibilidade são outros ganhos das empresas que pensam e atuam de acordo com a natureza.

Quer saber mais sobre o processo e o que pode ser feito na sua instituição? Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e saiba quais opções são as mais indicadas para o seu segmento. Você pode começar a cuidar do meio ambiente hoje mesmo!

Entre em contato com a nossa equipe, podemos te ajudar!

Gostou do nosso conteúdo?

Nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas publicações: Facebook, Instagram, LinkedIn.