GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Entenda como é calculada a sua conta de água!

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A conta de água faz parte dos custos mensais de toda família e, muitas vezes, acaba se tornando mais cara mesmo que não entendamos direito o porquê, e por isso é importante estar de olho e entender os custos envolvidos na tarifa.

O primeiro ponto que precisamos entender é o motivo de ser cobrada uma taxa sobre o consumo de um recurso natural, proveniente da natureza.

Acontece que a água disponível na natureza, muitas vezes não é “potável”, ou seja, adequada para o consumo humano, sendo necessário passar por alguns processos físico-químicos, de forma a poder ser consumida, e isso já demanda um grande custo para as empresas responsáveis.

Além disso, para ser distribuída e chegar às nossas casas, a água precisa ser bombeada e passar por tubulações, as quais necessitam de manutenções periódicas, a fim de evitar vazamentos e contaminações.

Com isso, fica fácil entender que não pagamos pelo consumo da água efetivamente, mas sim pelo seu tratamento e distribuição.

Como entender a minha conta de água?

O primeiro valor que vemos na conta de água, é a quantidade consumida, a qual é representada em m³ (metros cúbicos). O valor cobrado no mês é referente à diferença entre o número presente no hidrômetro em relação ao mês anterior, e vale lembrar que, cada metro cúbico de água corresponde a 1.000 litros consumidos.

Além da quantidade de água, é cobrada também uma taxa de esgoto, afinal, quase toda a água consumida volta para as estações de tratamento em forma de esgoto, o qual necessita ser tratado novamente, envolvendo novos custos.

É válido lembrar também que a taxa aplicada sobre o consumo de água varia entre os imóveis de acordo com seu porte, localização e faixa de consumo. Além disso, imóveis residenciais pagam valores menores que os comerciais e/ou industriais, tendo-se também tarifas sociais para famílias de baixa renda.

O importante é sempre ficar de olho no consumo, buscando reduzi-lo e atento a possíveis vazamentos, os quais são os principais responsáveis pelos aumentos repentinos na conta.

Conheça nossos principais serviços e entenda qual a melhor orientação que podemos dar para você!

Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de informações importantes sobre o cuidado com a água e esgoto.