GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

Captação de água de chuva – Aprenda a armazená-la de forma segura

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Brasil é um dos países do mundo que mais possui água em questão de volume. Aqui, tem-se mar em toda a extensão litorânea, rios, lagoas e lagos; rochas permeáveis e as impermeáveis que fazem as águas irem para a superfície onde ficam em fontes naturais (poços artesianos); as do subterrâneo sobem por pressão e aparecem em forma de vertentes.

Enfim, o que não falta no país são fontes de água. Entretanto, nos últimos anos todas as regiões brasileiras foram afetadas por uma escassez hídrica bastante considerável, deixando muitas pessoas sem abastecimento de água em residências e empresas devido ao racionamento imposto pelos respectivos governos.

A partir desse cenário, algumas pessoas enxergaram no fato de poderem aproveitar as águas pluviais ou reaproveitar as águas cinzas a saída para complementar o abastecimento e não sentir tanto o impacto da crise. Contudo, não foi apenas isso o que ocorreu.

Parte da população, pensando em questões sustentáveis e em como proteger o meio ambiente e preservar os recursos naturais, já vinham fazendo ou decidiram instalar sistemas de captação de água de chuva.

O objetivo?

Aplicá-la em fins não potáveis como: limpeza de áreas externas e internas, lavagem de carros, janelas, vidros, portas, quintais e garagens, irrigação de jardins, limpeza de sanitários, entre outras atividades.

Captação de água de chuva: Aprenda a armazená-la de forma segura

Pensando nisso, a Gmar Ambiental preparou este post para você saber como armazenar a água e aproveitar de maneira segura esse recurso hídrico tão importante.

Consideraremos outro fator que vem assombrando a população a anos, além da crise hídrica: o Aedes aegypti, mosquito transmissor de diferentes e perigosas doenças. Para evitar sua proliferação é essencial fazer o armazenamento corretamente.

A água pode ser armazenada em tambores ou em cisterna, posicionados na parte mais nivelada e baixa do terreno. Ambos recebem a água captada pelo telhado e devem possuir a capacidade apropriada para a necessidade de uso. A Gmar trabalha com Mini Estação de Tratamento de Água, ideal para edificações, residências ou empresas que utilizam aproximadamente o mesmo volume de água todo mês.

Recomenda-se higienizar a água adicionando a quantidade de cloro indicada pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O agente químico trata o líquido por no máximo dois dias e depois é preciso adicionar outra proporção para um novo tratamento.

Agora você já sabe como armazenar água de chuva de forma segura, mas caso ainda tenha dúvidas sobre a necessidade de realizar essa ação sustentável, acesso o link: Por que é importante captar a água de chuva?