Destaques
Os Desafios Da Preservação Dos Recursos Hídricos
Preservar a água e os recursos hídricos é preservar a vida e garantir um mundo mais sustentável para as futuras gerações. Entenda quais os principais...
LEIA MAIS »A Importância Da Educação No Desenvolvimento Sustentável
Celebrando o Dia Nacional da Educação Ambiental, entenda porque o tema é uma das pautas mais importantes na construção de uma sociedade sustentável.É fato que...
LEIA MAIS »O Que É O Dia Da Sobrecarga Da Terra?
Você já parou para pensar em todos os itens que são consumidos e na forma como cada produção é capaz de impactar a natureza e...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:
Após um longo tempo de crise em quase todos os setores da economia brasileira, em virtude da pandemia que atingiu todo o mundo, é tempo de retomar às atividades em um novo ritmo, e assim voltar a crescer. Entenda o papel da mineração nesse cenário.
A indústria mineradora tem um papel fundamental no processo de retomada econômica no nosso país, pois é ela quem abastece todos os demais setores industriais, fornecendo matéria-prima para a produção de todos os itens que conhecemos.
Entenda abaixo o papel do setor na economia brasileira, e como a Gmar Ambiental contribui para o desenvolvido da indústria mineradora por meio de soluções em gestão e tratamento de efluentes.
A mineração brasileira
A indústria mineradora é uma das mais importantes de todo o mundo, sendo responsável por produzir e fornecer matéria-prima para os mais diversos segmentos industriais.
No Brasil, o setor representa cerca de 16,7% do PIB industrial, gerando mais de 1,5 milhão de empregos de forma direta e indireta. Segundo dados da MME – Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia – em 2019, antes da pandemia, o setor acumulou um superávit de US$ 21,9 bilhões devido à alta nas exportações, possuindo ainda um grande potencial de expansão, uma vez que cerca de 80 indústrias utilizam insumos minerais em sua cadeia de produção.
A mineração na retomada econômica
O cenário pós-pandemia com certeza não é nada atrativo para nenhum dos setores econômicos, e essa é uma realidade presente em todo o mundo, afinal, quase todos os países passaram por cenários de recessão econômica e queda no PIB.
No Brasil, no entanto, o potencial da indústria mineradora é visto com bons olhos, sendo uma forte esperança para a geração de empregos e aumento dos ganhos seja com exportações ou também na utilização dos minérios no mercado interno, reduzindo a dependência de bens primários e transformados e fortalecendo a indústria nacional.
Tal potencial se torna ainda maior quando se pensa na realização de investimentos, inovando em tecnologia e logística, reduzindo custos de operação e tornando o setor ainda mais atrativo.
Gmar Ambiental: pioneirismo na indústria mineradora
A Gmar Ambiental é especializada no desenvolvimento de soluções em gestão e tratamento de efluentes para o setor de mineração.
Estima-se que, no Brasil, cerca de 1% de toda a água consumida está presente nos processos das mineradoras, sendo utilizada desde a lavra até o transporte dos minérios. Este dado, por si só, mostra como os recursos hídricos compõem grande parte dos custos da mineração.
Dessa forma, contar com sistemas de tratamento e reaproveitamento de efluentes, são fundamentais para a redução dos custos de operação, além de serem necessários para o cumprimento das legislações ambientais no que diz respeito ao descarte de efluentes, principalmente devido ao alto volume gerado durante os processos de extração.
Assim, contamos com diversos equipamentos desenvolvidos especialmente para a indústria mineradora como:
- ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Compacta
- STEO – Sistema de Tratamento de Efluentes Oleosos
- SAO – Separador de Água e Óleo
- ETAP – Estação de Tratamento de Água Potável
- Sistemas de Ultrafiltração
Acesse, saiba tudo o que podemos fazer na gestão de efluentes dentro da mineração e solicite um orçamento!