Destaques
Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?
Independente de ser ou não uma empresa geradora de efluentes, a relação de transparência e verdade com as atividades exercidas é essencial considerando todas as...
LEIA MAIS »Os Desafios Do Saneamento Básico No Estado De São Paulo
O saneamento básico vai muito além de levar água potável à população. É uma questão que envolve a saúde pública e os investimentos em pesquisa,...
LEIA MAIS »O Papel Da Mineração Na Retomada Da Economia
Após um longo tempo de crise em quase todos os setores da economia brasileira, em virtude da pandemia que atingiu todo o mundo, é tempo...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:
Basta observar as nascentes e os rios para perceber as consequências das ações humanas e como o meio ambiente está sofrendo os impactos da poluição e do desmatamento. Seja por conta das empresas, falta de políticas públicas ou hábitos equivocados da população, os efeitos estão indo de encontro com a fauna e a flora. Mas como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
Focada na limpeza das águas, a medida é ideal para evitar que as sujeiras sejam despejadas de forma irregular na natureza, afetando o solo e os animais. A medida é um modelo consciente da reutilização da água e da preservação ambiental. Quer saber qual é a importância do processo? Então confira o conteúdo completo!
Efluentes e o meio ambiente
Os efluentes são os resíduos que acabam sendo despejados na água, seja no uso residencial ou empresarial. Sem o tratamento adequado ou a ligação correta da rede de esgoto, as sujeiras vão parar nos rios e lagos, contaminando a água, o solo e atrapalhando a vida dos seres vivos.
Por todas as complicações decorrentes da falta de gestão de efluentes, a situação acaba prejudicando o meio ambiente e os recursos naturais. Infelizmente, ainda existem diversos locais do país que sofrem com a ausência de iniciativas focadas no cuidado com os despejos, atrapalhando a preservação ambiental.
Gestão de efluentes x doenças
Se engana quem pensa que a aparência é o único problema. Além de prejudicar a natureza, a liberação dos efluentes acaba impactando a saúde humana, contribuindo com o surgimento de problemas e de doenças.
Como o esgoto sanitário acaba sendo despejado nos locais errados, as nascentes e águas limpas podem ser contaminadas com sujeiras humanas, incluindo as fezes —.aumentando o aparecimento de doenças causadas por bactérias e parasitas. Cólera, disenteria, meningite, amebíase e hepatites A e B são alguns dos problemas que podem surgir.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada real gasto com saneamento básico é capaz de gerar uma economia de quatro reais na saúde pública. O dado é de extrema importância, levando em consideração o cenário nacional e os problemas que são enfrentados quando o assunto é saneamento básico e o tratamento dos efluentes.
Como o tratamento de efluentes beneficia o meio ambiente?
Mantendo o cuidado necessário com a água que será liberada, seja depois do uso das empresas ou indivíduos, o grande diferencial é o impacto que será gerado no meio ambiente, levando em consideração o descarte adequado.
Isso porque o líquido será tratado, eliminando as toxinas que podem prejudicar o solo e os seres vivos.
O cuidado com aquilo que está sendo depositado no meio ambiente já está presente na regulamentação brasileira. Economia, uso consciente e credibilidade são outros ganhos das empresas que pensam e atuam de acordo com a natureza.
Quer saber mais sobre o processo e o que pode ser feito na sua instituição? Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e saiba quais opções são as mais indicadas para o seu segmento. Você pode começar a cuidar do meio ambiente hoje mesmo!
Entre em contato com a nossa equipe, podemos te ajudar!