Destaques
Quais As Consequências De Uma Má Gestão De Efluentes?
Independente de ser ou não uma empresa geradora de efluentes, a relação de transparência e verdade com as atividades exercidas é essencial considerando todas as...
LEIA MAIS »As Consequências Do Despejo Incorreto De Esgoto
O tratamento e despejo incorreto de esgoto são fontes que geram uma enormidade de problemas, tanto de contaminação quanto de saúde pública. Entenda a seguir.Com...
LEIA MAIS »Existem Soluções Para A Crise Hídrica No Brasil?
A crise hídrica se tornou uma realidade no nosso país. A principal preocupação quando nos deparamos com tal situação é a respeito do risco de...
LEIA MAIS »
Blog
Compartilhe:
3 Benefícios do Saneamento Ambiental para a População e a Economia
O Saneamento Ambiental consiste em uma série de serviços, os quais englobam não somente a coleta e tratamento de esgoto e o fornecimento de água, mas também a drenagem das águas da chuva e o correto gerenciamento de resíduos sólidos, sendo parte fundamental da manutenção da vida e da saúde da população.
Ainda que seja um direito defendido pela Constituição Federal, estima-se que quase metade da população brasileira não tenha acesso a um saneamento básico de qualidade.
O que muita gente não sabe, é que a ausência do saneamento, ou sua prática deficiente, influencia diversos setores da economia.
- Valorização Imobiliária
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil estimou que imóveis localizados em áreas com serviços eficientes de saneamento ambiental, chegam a valer cerca de 16 % mais em comparação aos de outras regiões. A valorização também é válida para os contratos de aluguel, que chegam a custar quase 50 % mais.
Isso acontece pelo fato de um dos itens fundamentais que qualquer pessoa busca ao adquirir um novo imóvel, é justamente qualidade de vida para ela e sua família, fator esse que está diretamente ligado a um saneamento básico de qualidade.
- Turismo
Praias belíssimas, cachoeiras e lagos paradisíacos, e áreas preservadas são fundamentais para o desenvolvimento do turismo, e só são possíveis graças à preservação do meio ambiente, fator este que é um reflexo do saneamento ambiental.
Com o crescimento da população e, consequentemente um maior fluxo de turistas no período de alta temporada, se torna ainda mais essencial o investimento em infraestrutura nas redes de coleta de esgoto e tratamento de efluentes, evitando que dejetos sejam lançados nos corpos hídricos ou áreas de mata preservada.
- Educação
Apesar de não parecer tão clara, existe uma grande relação entre os índices de educação e o saneamento básico de uma região.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), alunos de regiões sem acesso ao saneamento básico têm um índice de aprovação quase 50 % menor, assim como um maior índice de faltas em comparação aos demais alunos.
O saneamento influencia também na qualidade do local de estudo, seja em casa como no ambiente escolar. Além disso, há uma menor incidência de doenças, o que favorece a presença nas aulas.