GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

A importância da educação no desenvolvimento sustentável

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Celebrando o Dia Nacional da Educação Ambiental, entenda porque o tema é uma das pautas mais importantes na construção de uma sociedade sustentável.

É fato que a conscientização e os projetos focados na natureza são essenciais para manter a sobrevivência do ecossistema.

Para incentivar as práticas sustentáveis e a preservação, foi criado o Dia Nacional da Educação Ambiental, com o objetivo de disseminar informações que podem ser utilizadas para melhorar os cuidados com as riquezas naturais.

Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo abaixo!

Dia Nacional da Educação Ambiental

Celebrado no dia 03 de junho, o Dia Nacional da Educação Ambiental foi instituído em 2012 com o objetivo de ser muito mais que uma data comemorativa, mas um dia para fortalecer práticas educativas que visam o direcionamento da sociedade para um desenvolvimento sustentável e preocupado com o amanhã.

Mundialmente, o termo “Educação Ambiental” teve origem na década de 1970, após uma série de conferências que, preocupadas com o desenvolvimento da sociedade e seus impactos sobre o meio ambiente, passaram a discutir formas de expandir o tema como um processo contínuo e permanente de educação, instituindo o “Programa Internacional de Educação Ambiental”.

Política Nacional de Educação Ambiental

Criada em 1999 por meio de um projeto de lei, a PNEA – Política Nacional de Educação Ambiental, foi um importante marco para o Brasil, estabelecendo conceitos e objetivos sobre o tema, definindo-o como:

“Os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Além disso, a PNEA estabeleu políticas de ensino voltadas principalmente às crianças e adolescentes, dentre as quais estão presentes conceitos como:

  • Incentivo ao consumo consciente;
  • Conservação e manutenção de recursos naturais;
  • Disseminação de informações precisas e coerentes sobre o tema;
  • Fomento da relação entre ciência e tecnologia no desenvolvimento ambiental.

A Gmar Ambiental é uma empresa preocupada com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, que acredita que a educação é o primeiro passo para a construção de uma sociedade ambientalmente responsável e preocupada com o futuro do nosso planeta.

Buscamos desenvolver tecnologias que contribuam cada vez mais para a preservação do meio ambiente, gerindo e tratando efluentes com eficiência e qualidade, reduzindo seus impactos de descarte e buscando promover a melhor utilização dos recursos hídricos.

Conte conosco na construção de um mundo melhor!