GESTÃO • MEIO AMBIENTE • REÚSO

BLOG

DESTAQUES

40 peixes mortos no trecho do rio Sorocaba

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na última quinta-feira 26 de julho, foram encontrados mais de 40 peixes mortos no trecho do rio Sorocaba entre cidades paulistas de Jumirim e Laranjal Paulista. Isto se tornou uma preocupação para os moradores nas proximidades do rio, com o medo de que alguma substância na água seja responsável pelas mortes dos animais.

Embora a água do rio não apresente sintomas de contaminação, dentre as espécies afetadas foram identificadas algumas piranhas, cascudos, lambaris até mesmo aves. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Laranjal Paulista, Vicenti de Santi filho tirou algumas fotos e segundo ele, já foram realizados testes nas águas do Sorocaba, responsáveis pelo abastecimento da cidade e até o momento não foi encontrado anormalidade alguma. A Cetesb, ainda afirma que irá verificar a situação sobre a morte dos peixes em Laranjal Paulista.

Nós da Gmar Ambiental precisamos alertar à todos sobre o problema no despejo de efluentes de forma incorreta. Todo e qualquer efluente, antes de ser despejado precisa ser tratado para causar o menor dano possível ao meio ambiente. E os tratamentos destes efluentes são de grande eficácia.

O mais recomendado para este tipo de despejo é a passagem dos efluentes pelas Estações de Tratamento de Água para Reuso e Estações de Tratamento de Efluentes, que têm como principal finalidade transformar estas águas para fins não-nobres como: Lavagem de carros e quintais, peças industriais e motores, jardinagem, entre outros. A água que chega a um reservatório passa pela dosagem dos produtos químicos, passando depois por processos de floculação e decantação até ser tratada e introduzida para o reuso.

Outra indicação é Separador de Água e Óleo que, como o próprio nome diz, tem como função separar o óleo presente na água dos efluentes por diferença de densidade, para prevenir o lançamento de efluentes contaminados no meio ambiente.